quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Lagos

As praias em redor de Lagos são consideradas algumas das mais belas do Algarve, como a Praia de Dona Ana, à qual se chega após um passeio de 25 minutos desde o centro da vila, a Praia do Camilo, um pouco mais adiante, e a Meia Praia, cujo areal se estende por 4 quilómetros a Oeste de Lagos.

Praia Dona Ana

Todavia, é o promontório que recebeu o nome de Ponta da Piedade e que abriga a baía de Lagos que é mais admirado pelos visitantes, com as suas grutas, rochas e águas maravilhosamente transparentes.

Ponta da Piedade

A norte de Lagos, a Barragem da Bravura é tranquila e com belas vistas panorâmicas. Para além do seu estilo de vida animado, o turista fica a saber que Lagos foi uma aldeia de pescadores e que se tornou importante sob o domínio dos árabes, que construiram várias fortalezas. Transformou-se, depois, num importante centro naval durante a época dos Descobrimentos, no século XV; foi capital do Algarve entre 1576 e 1756, e foi severamente atingido pelo terramoto de 1755: daí as suas belas casas dos séculos XVIII e XIX.
Uma bela e recente marina dá as boas-vindas às embarcações que chegam do Atlântico.


Marina de Lagos